O CASE DE ARTHUR HENRIQUE – PREFEITURA DE BOA VISTA-RR 2020

O CASE DE ARTHUR HENRIQUE – PREFEITURA DE BOA VISTA-RR 2020

O município de Boa Vista teve uma eleição diferenciada em 2020 devido o perfil do candidatos em disputa. A oposição composta por dois deputados federais – Otaci Barroso e Shéridan Oliveira -; mais o vereador Linoberg Almeida contra o candidato da Prefeita Teresa Surita, Arthur.


Em um contexto difícil, com compra de votos, distribuição massiva de cestas básicas e muitas fake news contra a administração da Teresa, a campanha de prefeito do Arthur foi crescendo devido a estratégia definida e o plano de ação elaborado com base na análise swot.


Não é possível iniciar uma campanha sem a noção clara do contexto eleitoral e político local. A partir da análise desse conceito é possível concluir quais são os reais desafios do(a) candidato(a). E assim foi feito na campanha do Arthur, em que identificaram cerca de 7 desafios que deveriam ser superados para alcançar a vitória. Entre eles, três se destacam como os mais difíceis na minha opinião:

(1) Desmotivar a compra de votos e outras práticas;

(2) Combater a disseminação de fake news e da guerrilha gerada por adversários e

(3) Mobilizar eleitores para votar em época com restrições impostas pela pandemia.
A superação desses desafios dependem muito da reação da população e das ações dos adversários.

Os demais desafios podem ser vencidos com base na estratégia, criação e narrativa do candidato. A preparação, apresentação e divulgação dos avanços da gestão são construídos por meio de conteúdos “internos” (pessoal do candidato, ações da gestão) que irão gerar impacto nos eleitores, diferente dos desafios citados anteriormente.

E para resolver todos esses desafios, o primeiro passo foi planejar com base nas fases da campanha: aquecimento, pré-campanha e campanha, sendo que na campanha dividiram em mais três fases: sensibilização, motivação e mobilização.

Se não seguissem esse método, teriam gastado mais recursos, de forma irregular e com desperdícios, visto que não seria possível saber o que fazer, quando fazer e os motivos de cada ação.
Dois detalhes que fizeram a diferença merecem destaque: o layout das peças de comunicação utilizadas nos canais oficiais e a forma de falar do candidato nos vídeos. Cada material ((impresso ou digital) tinha um layout de acordo com o formato e o momento da campanha. E os vídeos a mesma coisa. Não é possível criar e produzir tudo, sem considerar as fases da campanha. Cada chamada, fonte, letra, cor, linguagem, foto tem que ser pensada considerando o momento.

Portanto, o resultado dessa eleição se deu devido ao sucesso e a capacidade de todos os colaboradores em pensar, discutir e criar a campanha seguindo um planejamento eficiente e coerente com o contexto diagnosticado.

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