De acordo com a legislação eleitoral, pode começar a partir do dia 16 de agosto do ano eleitoral. Mas a questão é: estrategicamente, quando devo começar?
Estamos no ano das eleições para deputados, senadores, governadores e presidente. Antes de mais nada, temos que saber o que determina a lei eleitoral n° 9.504/1997 quanto aos prazos e normas para evitar multas e impugnação da candidatura.
Referente ao prazo, a legislação determina que as campanhas eleitorais iniciem após o dia 15 de agosto do ano da eleição. Porém o/a candidato/a não precisa lançar sua candidatura nessa data. É preciso ter estratégia e um cronograma desde já para definir e organizar o lançamento da candidatura. E é sobre isso que trato nesse artigo.
Contudo, o lançamento tem que estar incluído em um cronograma macro da estratégia eleitoral do/a candidato/a, que inicia com a pré-campanha. Nesse cronograma deve constar as ações online e offline, ou seja, online é o que será publicado nas redes sociais e no site oficial, e offline é a agenda de visitas e atividades do/a candidato/a.
Todavia, muitas dúvidas surgem do que pode ser feito sem correr o risco de ter a candidatura impugnada. Antes de mais nada, recomenda-se saber o que pode ou não ser feito antes do período eleitoral, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
A campanha eleitoral só obtém êxito caso a pré-campanha tenha sido realizada de modo eficiente, pois esse é o período do/a candidato/a criar a reputação, empatia e sensibilizar os eleitores sobre sua trajetória.
Logo depois, no período eleitoral, o foco deve ser motivar os eleitores que o/a candidato/a conseguiu fidelizar durante a pré-campanha. A partir do dia 16 agosto, a campanha deve estar rua, com o/a candidato/a pedindo voto explicitamente. Porém não é essa a data do lançamento.
A data para o evento depende de quando os materiais estiverem prontos e houver recursos disponíveis para mobilizar os voluntários e simpatizantes a participarem do evento. Recomenda-se alinhar com a imprensa para haver participação da mídia e de influenciadores e formadores de opinião, visando dar peso ao evento.
Por que fazer o lançamento da campanha eleitoral
Fazer o lançamento é o marco inicial da campanha. Porém, sem organização e estratégia, não será possível atender aos objetivos apontados a seguir:
- unir os eleitores em prol do projeto eleitoral;
- compartilhar o material com todos;
- adesivar os veículos;
- o/a candidata apresentar a sua mensagem e propostas;
- atrair mais pessoas para o projeto eleitoral;
- ganhar mídia espontânea;
- e principalmente, transmitir a imagem de uma candidatura forte, robusta e em condições de vitória.
Portanto, é fundamental iniciar agora o planejamento de todas as ações, visando mobilizar o maior número de pessoas para chegar em agosto com uma lista forte de multiplicadores. Mas só é possível, desde que a estratégia de sensibilizar e gerar empatia com os eleitores seja certeira.
O que é fundamental no evento de lançamento da candidatura
Assim como organizamos uma festa de aniversário ou casamento, o lançamento de uma candidatura deve ser organizado considerando ser a maior festa do período eleitoral. Nesse sentido, lembre-se de criar a lista de presença, (pode ser formulário online do Google); recepção dos convidados na entrada com o registro de presença; fotografo e vídeo maker para registrar os melhores momentos e não se esqueça do principal: acústica do local.
É imprescindível que o microfone e o som seja de altíssima qualidade, para garantir a fala do/a candidato/a e seus convidados. Além disso, a decoração do palco e de todo o ambiente deve ser pensada estrategicamente, uma vez que os convidados vão tirar fotos e postar nas rede sociais. Nesse sentido, todos os detalhes, enfeites, banners, adesivos e decoração do local devem ser criados com destaque para o nome, mensagem/slogan e número do candidato.
Nas redes sociais da @smarteleitoral é possível encontrar conteúdos sobre essa temática. Além disso, caso tenha mais dúvidas você pode entrar em contato no site oficial.