COMO UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA PODE ALAVANCAR A SUA CAMPANHA!

COMO UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA PODE ALAVANCAR A SUA CAMPANHA!

Atualmente boa parte dos candidatos utiliza mal os veículos de imprensa ou até mesmo não o utilizam, esta ferramenta é muito importante quando bem utilizada e pode alavancar a sua campanha. Apresentamos abaixo uma explicação simples e direta de como uma assessoria de imprensa poderá apoiá-lo no seu projeto político!

Qual a importância da assessoria de imprensa em uma pré-campanha?

O assessor de imprensa, desde o primeiro dia, ajuda a construir o relacionamento e a imagem que a imprensa terá daquele ente político, e que será determinante no tom da cobertura de toda a campanha. A aproximação com a imprensa, a apresentação do candidato de forma mais sólida é feita na pré-campanha e o acompanhamento da cobertura das atividades (além da maneira como o candidato será retratado, assim como o espaço que ele conseguirá na mídia); são determinados pelo relacionamento que o assessor tem com a imprensa e a forma como o candidato foi apresentado. 

E durante a campanha?

Durante a campanha é o assessor de imprensa que participa das reuniões com as emissoras para determinação de regras nos debates (no caso de majoritários: Presidente, Senadores, Governadores e Prefeitos) e traz ao candidato todas as informações acerca dessa cobertura. No caso de candidaturas proporcionais (Deputados e Vereadores), também há espaços de cobertura de imprensa que são direito do candidato e muitos outros a serem conquistados. Toda a agenda que o candidato faz, durante a pré-campanha e a campanha, deve ser permeada de uma agenda de imprensa bem estruturada (cada ida do candidato ao interior- por exemplo- deve ser preenchida com visitas às redações dos jornais locais e rádios). O assessor de imprensa também faz o gerenciamento de crises de imagem e melhores abordagens que o candidato pode utilizar para atingir o objetivo: a eleição.

Quando um candidato deve realmente contratar um assessor de imprensa?

Assim que a candidatura estiver confirmada (não de maneira legal, mas acertada entre Partido e candidato), já é preciso traçar a estratégia de imprensa. Muitos candidatos confundem a assessoria de imprensa com o gerenciamento de redes sociais (que são trabalhos complementares, mas distintos). As ações do candidato é que pautam as postagens das redes sociais, não o contrário.

5 erros cometidos por um assessor de imprensa que pode apagar a sua campanha!

1-        Achar que toda a imprensa é “amiga”, não considerar que veículos são tendenciosos.

2-        Desconsiderar veículos menores (principalmente no interior)

3-        Deixar o candidato “descoberto” acerca do perfil dos jornalistas

4-        Não ter vivência política (isso faz com que muitas oportunidades sejam perdidas)

5-        Não aproveitar bem o tempo do candidato e de seus eleitores (comunicação ágil, direta e eficiente). Todo o voto vale!

Vale lembrar que é muito importante que o candidato não lide com a imprensa sozinho, que acione sempre o assessor; da mesma maneira como é vital que o pessoal da campanha esteja afinado e repasse toda a agenda planejada ao assessor de imprensa. É 100% trabalho de equipe e confiança.

Autora: Elaine Gomes – Parceira da Smarteleitoral!

Elaine é formada em MBA em Gerenciamento de Crises, é pós-graduada em Assessoria Parlamentar e política pela FESPSP, é bacharel em Comunicação Social- Jornalismo – pela Universidade Paulista. Foi assessora de imprensa para campanha do Tarcísio de Freitas com elaboração de releases, intermediação de entrevistas, atendimento de demandas e pesquisa de conteúdo. Organização geral da coletiva de imprensa para a noite de apuração e recepção, cadastro e condução da imprensa no local

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