Quem sonha em se candidatar para algum cargo eletivo sabe que o trabalho começa muito antes da campanha, que normalmente inicia no dia 16 de agosto do ano eleitoral, esse período que antecede a campanha, chamado de pré-campanha, é de extrema importância para que o candidato chegue competitivo para disputar as eleições. Quanto antes o trabalho começar melhor.
Porém, não adianta somente começar a pré-campanha sem saber que rumo tomar.
Nesse artigo vamos dar alguns caminhos de como fazer o planejamento.
- Qual o tipo de candidato você quer ser ?
Primeiro você precisa pensar quais bandeiras você quer defender e se aprofundar nos temas. Aqui não adianta querer abraçar o mundo de defender todas as bandeiras, você precisa se firmar como uma autoridade nos assuntos a serem escolhidos (sugiro no máximo 3 temas principais). Abraçar bandeiras demais vai deixar sua pré-campanha sem rumo e você não será reconhecido como uma autoridade em nada.
Uma boa pergunta para definir os temas principais é: Qual o problema que eu quero resolver ? Educação, saúde, combate a corrupção, etc.
- Qual meu público alvo (nicho) ?
Aqui precisamos fazer uma distinção entre duas campanhas: a de prefeito e a de vereador.
O prefeito precisa entrar no maior número de nichos possíveis, pois precisa atingir 50% +1 dos votos.
Já o vereador não precisa e não deve buscar todos os nichos. Na vontade de agradar todo mundo, você pode não agradar ninguém. Escolha os públicos que você tem mais afinidade e que se encaixem nas bandeiras que você defende.
Você pode definir seu público por classes: Empreendedores, professores, etc., como por região: Bairro x, y e entre outros.
- Quais os lugares que eu posso me aproximar ?
Ninguém faz campanha sozinho, por isso é fundamental que você busque por grupos que tenham interesse pelos temas que você defende. Ex.: associações, Rotary, projetos sociais, grupos de empresários ou mesmo grupos que se formam pelas redes sociais.
- Trabalhar as redes sociais
As redes sociais vão ganhar cada vez mais força nas campanhas e pré-campanhas. É uma ótima ferramenta para se fazer conhecido.
No primeiro momento, você não precisa entrar diretamente nos temas políticos, principalmente quem começa o trabalho com antecedência. Você pode se planejar para fazer esse trabalho em etapas. Use esse início para gerar empatia com seus seguidores, mostrando seu dia a dia, falando sobre você. Aproveite para se firmar como autoridade em algum assunto de sua especialidade ou da sua própria profissão.
- Escutar as pessoas
Como ainda estamos longe das eleições e temos mais tempo para trabalhar, gaste tempo conversando com as pessoas para saber o que a população local realmente quer, pois você as vezes pode ter uma visão equivocada de várias coisas. Escutar e conversar com as pessoas nesse momento pode ser importante para você aperfeiçoar sua comunicação, poder de debate e habilidades interpessoais.
Esses são apenas alguns dos caminhos para você iniciar o planejamento e a pré-campanha.
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